Páginas

2.4.15

Winky

Winky é uma personagem criada por J. K. Rowling. É uma elfo doméstica que servia a família Crouch. Ela tem olhos castanhos enormes e seu nariz parece um tomate. Sua mãe e sua avó também serviram à família Crouch. Durante muitos anos Winky tomou conta de Barty Crouch Jr. que vivia na casa de seu pai, sob a Maldição Imperius, desde que fugiu de Azkaban deixando a mãe em seu lugar.
Tem sua primeira aparição no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo durante a Copa Mundial de Quadribol quando Harry a confunde com Dobby. Ela foi pega segurando uma varinha em circunstâncias suspeitas, quando surgiu a marca negra.

Desde então, foi mandada embora da casa dos Crouch o que a deixou extremamente deprimida. Mesmo sendo acolhida em Hogwarts, nunca mais se recuperou. É considerada uma desgraça pelos outros elfos-domésticos e vive sentada à beira do fogão, bêbada de cerveja amanteigada. Seu amigo Dobby bem que tenta ajudá-la, mas a morte do último dos Crouch em nada colaborou para que ela melhorasse. Winky também trabalhou em Hogwarts, junto a Dobby. Ela tem um papel fundamental no desenvolvimento do quarto livro da saga.